Olá, pessoal! Primeira postagem no meu blog!!! Assisti "Insurgente" na sexta-feira e, já que li os livros, resolvi compartilhar minha opinião sobre a adaptação. A saga não é a minha preferida, porque acho que o romance toma bastante conta do enredo. Não que isso seja uma coisa ruim, só não é muito a minha praia.
Mudaram várias coisas do livro, mas qual adaptação que não muda, não é mesmo? Adaptações nunca são totalmente fiéis, mas não devemos querer matar os roteiristas por isso! O cinema demanda mais ação, portanto algumas mudanças são necessárias.
Achei que Tris ficou pouco tempo na Amizade, nos Sem Facção e na Franqueza. Deveriam ter explorado mais essas estadias, porque são nesses momentos em que conhecemos o dia a dia de cada lugar. São, na minha opinião, as partes mais interessantes do livro.
Deu pra perceber que os roteiristas focaram mais no tempo em que Tris fica na posse de Jeanine Matthews, especificamente nas simulações que ela induz a protagonista a viver. Até criaram essa tal de "caixa dos fundadores". Acho que fizeram isso para dar mais estímulo para Jeanine capturá-la, pois, nos livros, a mulher da Erudição pretende fazer testes na garota somente para descobrir /entender mais sobre os divergentes.
Sinceramente? Adorei essa ideia da caixa. Trouxe uma ação e uma tensão para as telonas que o livro não me proporcionou. Não estou criticando o trabalho de Veronica Roth, até porque adoro seu estilo de escrita, mas gostei do que os roteiristas fizeram. Senti a dificuldade da protagonista para passar em cada um dos testes, e tive medo que ela não conseguisse.
Senti falta de alguns personagens secundários, que tem uma participação bem mas ativa no livro e que, no filme, foram quase ignorados. Tori é quem mata Jeanine, não Evelyn! Achei essa mudança desnecessária, pois a garota da Audácia é uma personagem com muita profundidade para ser deixado de lado, principalmente por causa de sua relação com Tris.
O pessoal dos efeitos especiais está de parabéns! As simulações exigiram muito trabalho de edição; achei o resultado final incrível! Os figurinos também estavam muito bons, do jeito que eu havia imaginado quando li.
Shailene Woodley e Theo James fazem um trabalho perfeito com as personagens! Não consigo imaginar outros atores interpretando Tris e Quatro. Ansel Elgort fez minha raiva por Caleb, despertada nos livros, ser transferida para o cinema. Kate Winslet é a perfeita Jeanine, do jeito que imaginei.
Agora (sinto muito, população), não consigo odiar o Peter, por mais que ele tente ser um otário. Adoro o Miles Teller! Seu personagem é, sem sombra de dúvidas, o meu preferido (tanto nos livros quanto nos filmes). Tenho essa quedinha por vilões, desde sempre, então, é claro que isso não iria mudar com essa saga. A personalidade dele me encanta e acho genial quando ele salva a vida de Tris! É uma de minha cenas favoritas de toda a saga!
Gostei da adaptação! Recomendo para os fãs dos livros e também para os que só assistiram "Divergente", embora ache que esses terão mais dificuldade para captar o enredo do filme. Estou super ansiosa para "Convergente"! Que venha o capítulo final!


0 comentários:
Postar um comentário