Neste mês de setembro, fui a um evento muito legal em São Paulo chamado "Sagas Convention". Ele reuniu fãs de Harry Potter, Jogos Vorazes, Maze Runner, Instrumentos Mortais, Percy Jackson e Divergente para uma celebração. O pessoal da produção organizou jogos e quizzes temáticos e trouxeram três lojas nerds para o evento. Pensei que não lembrava mais nada sobre Percy Jackson e acabei me surpreendendo! E é claro que não saí de lá de mãos vazias. Comprei uma bandeirinha super fofa da Sonserina para colocar no meu quarto! #SlytherinPride

Mas a parte mais emocionante foi o momento dos vídeos; é por esse momento que estou escrevendo esse texto. Os organizadores fizeram montagens de vídeos de todas as sagas e mostraram o trailer de "A Esperança - Parte 2" e de "Maze Runner: Prova de Fogo"... Foi aí que eu percebi o significado de fandom. Centenas de adolescentes olhando para um telão, gritando, chorando, cantando, vivendo momentos de insanidade quando viam seus personagens preferidos passarem pelos vídeos. Sim, é claro que eu gritei, chorei e cantei junto com eles! Ver todos fazendo o símbolo de Jogos Vorazes com os dedos, cantando "The Hanging Tree", foi um dos momentos mais bonitos que já vi.


Não serei hipócrita ao ponto de criticar essa cultura de massa que consumo com tanto ardor, portanto não espere de mim uma análise das questões teóricas sobre a indústria cultural e seus meios de dominação. Tenho consciência da cultura que consumo, acho que isso é o que importa.

Sinceramente? Acho muito bonita essa relação de pertencimento que os fandoms criam ao redor do mundo. Já perdi a conta de quantas pessoas conheci, virtualmente e fisicamente, através da cultura! Ser fã de alguma coisa é como pertencer a uma comunidade. É por isso que amo tanto os eventos nerds; eles são a reunião dessas comunidades.

0 comentários:

Postar um comentário